22/11/2020 - Realização das provas da Primeira Fase
06/12/2020 - Realização das provas da Segunda Fase
R$ 75,00 (setenta e cinco reais), para os pagamentos realizados entre 03/08/2020 a 18/09/2020 até as 18h ou
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), para os pagamentos realizados após as 18h do dia 18/09/2020 até 06/11/2020, às 18h.
Para concorrer às vagas do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da FGV EESP, o candidato deve optar por realizar sua inscrição em um ou mais dos seguintes processos seletivos:
a. Processo Seletivo Nacional Vestibular;
b. Processo Seletivo Nacional ENEM;
c. Processo Seletivo com base no resultado de Olimpíadas do Conhecimento;
d. Processo Seletivo Internacional com base nos resultados dos Exames IB, ABITUR,BAC ou SAT.
Os candidatos que optarem por participar em mais de um Processo Seletivo deverão realizar, para cada processo, sua inscrição e respectivos pagamentos de taxas.
Para participar do Processo Seletivo, os interessados deverão, necessariamente, realizar sua inscrição no período de 03/08/2020 a 06/11/2020 até as 18h, exclusivamente pela internet, no link Ficha de Inscrição. Em caso de dúvidas no preenchimento da inscrição acesse o link Passo a Passo da Inscrição.
A Fundação Getulio Vargas não se responsabiliza pelas inscrições não concluídas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido do candidato, bem como por outros fatores que impossibilitem a transmissão de dados via internet, principalmente no último dia de inscrição.
O valor da inscrição para o Processo Seletivo será de
A FGV não considera válido qualquer pagamento fora do prazo por ela estabelecido, ainda que tenha sido aceito pelo banco ou operadora do Cartão de Crédito.
O pagamento da inscrição deverá ser realizado por Boleto Bancário ou Cartão de Crédito, até a data de seu vencimento.
Não serão aceitas outras formas de pagamento (DOC, DEPÓSITO etc.) ou pagamento após o vencimento estabelecido.
Os participantes poderão optar por pagar pela internet ou nas agências bancárias, seguindo as instruções impressas no próprio Boleto Bancário.
O candidato poderá solicitar o cancelamento da sua participação no processo seletivo e a devolução da taxa de inscrição em até 07 (sete) dias corridos a contar da data de pagamento. Após o referido prazo, não serão efetuados ressarcimento dos valores pagos.
Sim, verifique no Edital ou no Manual do Candidato a documentação necessária (em formato digitalizado), o prazo e o endereço para envio por e-mail.
O candidato poderá solicitar o cancelamento da sua participação no processo seletivo e a devolução da taxa de inscrição em até 07 (sete) dias corridos a contar da data de pagamento. Após o referido prazo, não serão efetuados ressarcimento dos valores pagos.
A inscrição somente estará confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, e o candidato deverá cientificar-se, a esse respeito, no menu Visão Geral, link Acompanhe sua Inscrição, a partir de 2 (dois) dias úteis após a data em que efetuar o pagamento.
Somente estarão aptos a realizar as provas do Processo Seletivo os candidatos que efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido. Pagamentos fora do prazo de inscrição, pagamentos com valores diferentes do estipulado ou a falta de pagamento da taxa de inscrição excluem o candidato do referido Processo, independentemente da certificação obtida no site, que atesta somente o crédito recebido pela FGV, não confirmando a inscrição realizada fora das regras estipuladas neste Edital e no Manual do Candidato.
A FGV alinhada à sua missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, e em consonância com as medidas restritivas adotadas pelos governos com o intuito de combater a disseminação do COVID-19, realizará as provas da 1ª Fase e da 2ª Fase de forma Online.
O Processo Seletivo Nacional Vestibular terá duas fases, sendo a 1ª Fase composta por provas objetivas online e a 2ª Fase por provas Objetiva/Discursiva.
A prova será realizada por meio de uma plataforma digital. O candidato deverá estar conectado à Internet durante todo o período de prova; será acompanhado ao vivo e a distância por meio de áudio (microfone) e vídeo (webcam); a tela do computador também será monitorada; todos os conteúdos de imagem e áudio gerados durante a prova serão gravados para posterior verificação.
É responsabilidade do candidato verificar a divulgação do cartão de confirmação. Caso não esteja disponível, o candidato deverá enviar um e-mail à processoseletivo@fgv.br, com o comprovante de pagamento devidamente autenticado comprovando a sua realização até a data limite de inscrição.
Para realizar as provas, o candidato deverá certificar-se quanto às especificações de hardware, software e equipamentos, de forma antecipada.
São elas:
• Ser Administrador da máquina, em função da necessidade de instalação de plug-in;
• Sistemas Operacionais e Navegadores permitidos: Windows 7 ou superior (Firefox ou Chrome), MacOS 10.10 ou superior (Firefox ou Chrome);
• Browsers e versões mínimas suportadas: Chrome versão 63 ou superior; e Firefox 52 ou superior;
• Conexão de internet: 1 mega ou superior;
• Recomenda-se, ao menos, 500Mb de RAM livre para execução da aplicação;
• Teclado Português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
• Webcam e microfone.
O candidato deverá permanecer com sua webcam e microfone ligados durante toda a prova, esses equipamentos poderão estar integrados ao computador ou acoplados. Escolha um local com iluminação adequada para realizar a prova.
A FGV disponibilizará, em suas dependências nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, computadores para os candidatos que não tiverem acesso às especificações técnicas necessárias para realizar as provas online. O candidato deverá enviar a solicitação, com a devida justificativa, para o e-mail processoseletivo@fgv.br até 09/11/20. Todas as solicitações serão analisadas pela Coordenação do Processo Seletivo FGV.
Neste espaço todas as recomendações dos órgãos de saúde quanto à prevenção do COVID-19 serão seguidas como, por exemplo, medir a temperatura, manter o distanciamento entre candidatos e usar máscaras.
Fazem parte do processo seletivo digital, as etapas de preparação que antecedem a data da prova, a saber:
• Webinar(s) de apresentação do vestibular – a partir de 29/10/2020;
• Teste de Compatibilidade do Sistema – a partir de 02/11/2020;
• Check-in de Prova – após as 12h de 16/11/2020.
Sim. É obrigatório ter uma conexão estável de Internet e o mínimo de largura de banda (velocidade de transmissão de dados) é de 512 kbps.
Não será possível. A prova deve ser realizada em Desktop ou Notebook.
Não. Para realizar as provas, o candidato deverá certificar-se quanto às especificações de hardware, software e equipamentos que constam em Edital.
É permitido utilizar qualquer webcam/microfone integrados ao computador ou acoplados, exceto câmeras de aparelhos de comunicação (celular, tablet, etc).
Do tronco para cima. É fundamental que a face esteja completamente aparente o tempo todo. Eventualmente o fiscal poderá solicitar o giro da câmera para verificação do ambiente.
Sim. É permitido utilizar mouse durante a prova.
Caso possua outro modelo de teclado que funcione com a configuração necessária à produção textual dentro dos padrões da língua portuguesa, poderá fazer uso do equipamento.
É possível, sim.
Orientamos que toda a preparação necessária para a prova, incluindo configurações no computador, sejam realizadas antes do início da prova. É fundamental evitar qualquer imprevisto durante a prova.
Dentro do mesmo bloco de prova, o candidato poderá navegar entre as questões.
A prova funciona no modo de gravação automática e poderá ser retomada, seguindo os mesmos passos iniciais, do ponto onde foi interrompida.
Caso ocorra interrupção de conexão com a Internet, pare qualquer navegação pela prova, desligue e ligue o computador no botão Power e acesse novamente o ambiente de prova, por meio do link enviado.
Não havendo retomada da conexão, sugerimos o roteamento da Internet de algum aparelho móvel. Neste caso, entre em contato com a FGV imediatamente, por meio dos telefones indicados para reportar o problema ocorrido.
Atenção: tais desconexões serão monitoradas e quaisquer atividades suspeitas serão consideradas para as tomadas de decisão a respeito da continuidade do candidato no processo seletivo.
O Check-in (simulado) poderá ser feito de qualquer local. Orientamos que seja utilizado o mesmo computador em que a prova será realizada, e que sejam obedecidas as mesmas regras definidas para o ambiente físico onde o candidato fará a prova. Esta ação tem o objetivo de ambientar o candidato na plataforma, testar as configurações do seu computador e antecipar quaisquer dificuldades relacionadas à plataforma e/ou seu computador.
Primeira Fase - 135 questões (Múltipla escolha)
Segunda Fase - quantidade de questões não divulgada (Discursiva)
As provas da 1ª Fase serão realizadas em um único dia divididas em 1 bloco com 2 (duas) horas e meia e 3 blocos e com 2 (duas) horas, conforme a seguir:
A 2ª Fase consistirá de 1 (uma) prova objetiva de Matemática e 2 (duas) provas discursivas de Redação e Língua portuguesa a serem realizadas em um único dia, divididas em 2 blocos, conforme a seguir:
Primeira Fase – 22/11/2020
Segunda Fase – 06/12/2020
Não. A não ser o computador, não é permitido utilizar-se de quaisquer outros dispositivos eletrônicos (ex.: telefones celulares, pontos eletrônicos, fones de quaisquer tipos, smartwatches, dispositivos bluetooth, dispositivos de radiofrequência etc).
Será autorizada a utilização de folhas de rascunho, pelos candidatos, apenas para fins de anotações e elaboração de cálculos e fórmulas pelos candidatos nas provas de Matemática (1ª e 2ª Fase), Física, Química e Geografia. Durante a realização das provas, o fiscal poderá entrar em contato com o candidato, remotamente (Chat), pedindo-lhe que mostre tais folhas, via webcam, para averiguação de conteúdo.
Não é permitida a utilização de quaisquer calculadoras e/ou dispositivos semelhantes durante a realização da prova.
Sim. É permitido utilizar régua, desde que transparente.
Deve certificar-se de estar em um local calmo, com assento confortável, em um ambiente bem iluminado, com seu rosto bastante visível.
O local onde o candidato estará acomodado deve ser considerado como uma sala de provas durante toda a sua duração, não devendo ninguém falar com o candidato, estar próximo e/ou emitir ruídos. A webcam deve ser ajustada de forma que o rosto esteja plenamente visível para o fiscal durante toda a prova. Quaisquer comportamentos suspeitos poderão levar à eliminação do candidato do processo seletivo.
Embora seja uma prova online, que será realizada a partir do local de sua preferência, deve-se estar devidamente vestido, uma vez que o candidato será gravado. Recomendamos roupas casuais e confortáveis, não tendo necessidade de se vestir formalmente (tome cuidado com roupas íntimas, por exemplo).
Sim, desde antes de se sentar para a realização da prova, é obrigatório ter em mãos um documento original de identificação com foto (conforme indicado em edital). Em dado momento, o candidato deverá enviar uma imagem do documento, via sistema, para ser autorizado a iniciar a prova.
Sim. É permitido utilizar passaporte ou qualquer outro documento oficial ORIGINAL com foto.
O candidato receberá por e-mail, até 3 dias após a prova, as suas respostas assinaladas. Anotações das questões durante a prova são proibidas.
As provas da Primeira e da Segunda Fase estarão à disposição dos candidatos na internet, após a sua realização. O gabarito da Primeira Fase e a resolução da Segunda Fase, somente estarão disponíveis após a divulgação dos resultados na internet.
Selecionam-se os 400 candidatos que tiverem obtido as médias mais altas na Primeira Fase, os quais estarão classificados para a Segunda Fase. No caso de empate na 400ª posição, todos os candidatos empatados com aquela nota são classificados para a Segunda Fase.
Serão fornecidas aos candidatos, de forma individual, pela internet, as notas brutas e padronizadas, as médias obtidas e sua classificação relativa nas duas fases do processo, proporcionando-lhes uma avaliação detalhada de seu desempenho. Os candidatos poderão obter essas informações no link Acompanhe o Resultado e Verifique suas Notas, utilizando o número de sua inscrição e a respectiva senha, fornecidos no dia da prova.
Não haverá revisão ou vista de provas em nenhuma hipótese e não serão fornecidos originais nem cópias das provas.
São considerados "treineiros" os participantes que, como tais, se declarem na Ficha de Inscrição. Em geral, trata-se de participantes que, na data prevista para a matrícula, ainda não tenham obtido o certificado de conclusão do Ensino Médio. Nenhum participante que se tenha declarado "treineiro" poderá matricular-se no Curso de Graduação, pois participam do processo exclusivamente a título de treinamento e aferição de seus conhecimentos.
A FGV permite a participação de “treineiros” no Processo Seletivo para o Curso de Graduação em Economia, desde que efetuem suas inscrições de acordo com os procedimentos estabelecidos neste Edital e no Manual do Candidato.
São considerados “treineiros” os participantes que como tais se declarem na Ficha de Inscrição. Em geral, trata-se de participantes que, na data prevista para a matrícula, ainda não tenham obtido o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Nenhum participante que se tenha declarado “treineiro” poderá matricular- se no Curso de Graduação em Economia, pois ele participa do processo exclusivamente a título de treinamento e aferição de seus conhecimentos.
As notas dos “treineiros” serão consideradas, na padronização estatística, em um PROCESSO DE APURAÇÃO SIMULADO, no qual não se fará distinção entre os participantes (“treineiros” e candidatos).
A Fundação Getulio Vargas não aderiu ao PROUNI – Programa Universidade para Todos e também não participa do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (antigo Programa do Crédito Educativo).
O presente Processo Seletivo tem validade somente para ingresso no primeiro semestre de 2021, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores.
Telefones:
(11) 3799-7711 / 3674 / 3675 (São Paulo e grande São Paulo).
0800 770 0423 (demais localidades).
De segunda a sexta das 8h às 19h
E-mail: processoseletivo@fgv.br
Acompanhe na rede